});

A tradicional Marcha Nupcial ainda é a música mais tocada nas cerimônias de casamento do mundo todo. Nem toda noiva sabe, mas há mais de uma marcha nupcial. As mais conhecidas são a de Mendelssohn e a de Wagner.

De alguns anos para cá, incorporou-se a Clarinada à entrada da Noiva. Trata-se de uma melodia tocada com trompetes triunfais ou clarins, que antecede a marcha nupcial. 

Mas de onde vem a Clarinada? Ela remete aos tempos antigos onde várias cornetas faziam um anúncio musical para a chegada de uma autoridade, Imperadores, Reis, Rainhas e Príncipes, como vimos em filmes de época, por exemplo.

A entrada da noiva é o momento mais esperado da cerimônia, por isso algumas delas gostam de ter sua entrada anunciada por uma clarinada. O trompete triunfal, aquele mais comprido e com uma flâmula vermelha, é o mais usado nos casamentos por ser mais majestoso.

Entrar com a marcha nupcial é tradicional, mas não é regra. Você pode escolher entrar com uma música que goste, que combina com seu estilo, que fale exatamente o que você está sentindo, ou até mesmo juntar a introdução da marcha com qualquer outra música romântica, seja cantada ou instrumental.

As músicas abaixo são apenas sugestões para a entrada da Noiva, com ou sem a introdução da Marcha Nupcial, podendo também ser tocadas para outras entradas e momentos na cerimônia de casamento.

Nacionais

Internacionais

Religiosas (nacionais e internacionais)